O EX-SENADOR E EX-MINISTRO DA EDUCAÇÃO CRISTOVAM BUARQUE VOLTA À CENA POLÍTICA COMO PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL EM 2026

quarta, 03 de junho de 2026

matuto buarque 

O ex-senador, ex-ministro da Educação e ex-governador do Distrito Federal Cristóvam Buarque, decidiu deixar o Cidadania, presidido pelo Deputado Federal Paulinho da Força (SP), e se filiar ao PSB, presidido pelo Prefeito de Recife, João Campos.

O EX-SENADOR E EX-MINISTRO DA EDUCAÇÃO CRISTOVAM BUARQUE VOLTA À CENA POLÍTICA COMO PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL EM 2026

 

Ele disputará o cargo de Deputado Federal pelo Distrito Federal.

 

Ao divulgar a movimentação, o diretório do PSB no Distrito Federal classificou Buarque como "referência nacional na defesa da educação", destacando o cargo de Reitor da Universidade de Brasília, exercido entre 1985 e 1989, senador por dois mandatos e Ministro da Educação.

 

Seu legado inclui a criação do Bolsa-Escola, programa pioneiro de transferência de renda que influenciou políticas públicas em todo o país.

 

O retorno de Cristovam Buarque à disputa eleitoral marca uma tentativa de reacender debates sobre políticas sociais estruturantes, especialmente num momento em que a educação e a equidade social voltam ao centro das discussões políticas.

 

Cristovam Buarque é considerado um grande nome para ocupar um dos cargos de Deputado Federal.

Desenvolvido por Fábio Belo