GESTÃO DE GRAVATÁ REAFIRMA PARCERIA COM O BANCO DO NORDESTE

quinta, 12 de dezembro de 2024

Entre os projetos da Prefeitura de Gravatá com o BNB está o Crediamigo

GESTAO

GESTAO 

  

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, participou de reunião com representantes do Banco do Nordeste (BNB), no gabinete do Paço Municipal, na manhã da quarta (11). 

Participaram da reunião a secretária de Governo de Gravatá, Sheila Cartaxo, e a secretária de Finanças do município, Paula Yonara. Pelo Banco do Nordeste estavam Hugo Luiz, superintendente estadual do BNB, Romero Gomes, agente de Desenvolvimento da Superintendência, Maria Iris, gerente de Governo da Superintendência, Sérgio Anselmo, gerente do Banco Nordeste de Gravatá,  e André Wagner, gerente de relacionamento da Agência de Gravatá.

O superintendente estadual do BNB, Hugo Luiz, quis esta conversa porque “a proposta do Banco é se aproximar dos municípios, por entender que são as estruturas que mais conhecem a população. Então, o banco quer, a partir de agora, para ser mais efetivo com relação às entregas e escutar aqueles que estão na linha de frente. Então, a parceria com o município se faz necessária justamente por isso. A gente quer conhecer a região de Gravatá, quer entender as vocações, quer entender as necessidades. Então, a partir do movimento conjunto, a gente vai conseguir alcançar essa efetividade nas ações. O banco do Nordeste, enquanto uma estrutura pública com uma governança bastante controlada, naturalmente acaba buscando parceiros que também possuem o mesmo nível de estrutura, de complexo, de governança, de alcance e de objetividade com relação à sua atuação. Então o banco quer efetivamente carimbar parcerias com parceiros que atuem no mesmo direcionamento com relação à forma de atuação”. 

Sheila Cartaxo explicou quer “o BNB já é um grande parceiro do nosso município. E entrando em contato com a Secretaria de Governo, eles solicitaram uma agenda com o prefeito, e de imediato o prefeito aceitou essa agenda. O BNB não é só um banco que atua na parte da agricultura. O BNB atua também ajudando o microempresário, o pequeno agricultor, e essas pessoas que têm esses negócios menores e que não têm CNPJ, a conseguir o seu capital de giro através de um empréstimo. A gente tem um Crediamigo, como a gente também tem o Agroamigo, na parte da cidade e na parte da agricultura. Mas é muito ampla a ajuda que o BNB tem, que pode dar ao município nesse sentido. Tem mais de 12 milhões de reais previstos para o próximo ano em investimento em crédito, para o pequeno agricultor e para o pequeno empresário. Essa reunião aqui é importantíssima para abrir portas para o BNB, uma vez que o superintendente do Estado de Pernambuco assumiu agora pouco  e vem com uma visão espetacular, que é de conversar com os gestores e ver por setores, quais são os projetos, qual é a dificuldade, onde é que você precisa para que tudo não fique só nas costas da prefeitura”.

Joselito Gomes falou sobre a reafirmação da parceria com o BNB. “O Superintendente Hugo, juntamente com o gerente da agência local e outros membros do Banco do Nordeste, conversando aqui conosco, pois juntos estamos olhando para Gravatá, houve assim uma apresentação de como o banco vem trabalhando, os recursos que vêm disponibilizando, e claro, enquanto gestão, enquanto município, queremos também apresentar nossas necessidades, que a partir daí, a partir de um planejamento, de uma linha de ação, estaremos então fortalecendo essa parceria e fazendo acontecer o que precisa acontecer, principalmente para aquela pessoa de baixa renda e que precisa sempre desse apoio financeiro para tocar o seu trabalho e ter condições de poder corresponder àquela quantia que porventura ela venha a adquirir e assim seguir com o seu projeto. Então, é dessa forma que a gente vai também demonstrando o compromisso que temos com as pessoas, buscando esses canais, esses caminhos, essas portas abertas para alavancar ainda mais o desenvolvimento em nosso município”.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Desenvolvido por Fábio Belo