APROVEITEM AS DICAS DO MATUTO BUARQUE DESTE DOMINGO (18/01/26)
domingo, 18 de janeiro de 2026

TRUQUES PARA TORNAR A LIMPEZA DE
CASA MAIS RÁPIDA
Uma coisa é certa: é muito raro encontrarmos alguém que goste de perder um dia inteirinho para limpar a casa, até porque para deixar a casa organizada e brilhando é necessário tempo, paciência e dedicação, o que acaba complicando a vida das pessoas que trabalham fora de casa ou precisam cuidar das crianças.
Porém, se você não tem um profissional que faça essa tarefa por você, chegou a hora de deixar a preguiça de lado, arregaçar as mangas e se jogar na limpeza, para assim evitar que os cômodos, móveis e itens usados no dia a dia fiquem sujos, manchados, opacos ou sem brilho.
Para te ajudar na faxina, separamos alguns truques fáceis que deixarão a casa limpinha em poucos minutos, e o melhor, você não irá precisar de produtos muito caros ou ir às compras, pois muitas vezes o problema pode se resolver até mesmo com ingredientes de cozinha, como cebola, limão, azeite, sal e vinagre, que além de serem práticos e econômicos, são também pouco nocivos ao meio ambiente.
1) Eliminar a ferrugem
Para tirar a ferrugem, aposte na metade de um limão com um pouco de sal – porque o ácido cítrico presente na fruta é muito poderoso na remoção. Na verdade, em casos “leves” de ferrugem, apenas o limão já dá conta do recado (se você esfregá-lo bem em cima da mancha). Para as situações mais críticas, coloque sobre a mancha o sal e limão, deixe agir de um dia para o outro e enxágue.
2) Limpar o forninho elétrico
Para deixar o forninho elétrico tinindo, faça uma pasta com bicarbonato de sódio, água e sabão e aplique em todos os seus lados. Depois, aguarde por até 20 minutos, lave os ferros e deixe-os secar naturalmente.
3) Utilizar farinha para polir a pia
Para fazer o polimento da sua pia de um jeito fácil e barato: em primeiro lugar lave a cuba com bastante água e a seque com uma toalha. Depois, jogue uma quantidade razoável de farinha sobre toda a sua superfície, passe um pano para polir e retire o que sobrar.
4) Dicas práticas para usar o limão na limpeza doméstica
-
Desengordurar pia e bancada da cozinha
Esprema o suco de meio limão em um borrifador com água morna e algumas gotas de detergente neutro. Borrife na pia e na bancada engordurada, deixe agir por alguns minutos e enxágue com pano úmido. Ajuda a soltar gordura e deixar o inox mais brilhante.
-
Tirar cheiro forte da tábua de corte
Depois de lavar a tábua, principalmente se você cortou alho, peixe ou carne, esfregue meio limão diretamente na superfície. Deixe agir por 5 minutos e enxágue bem. O ácido cítrico ajuda a reduzir odores e a remover resíduos de gordura.
-
Limpar micro-ondas por dentro
Coloque em um pote de vidro água com rodelas de limão (ou suco de meio limão). Leve ao micro-ondas por 3 a 5 minutos até formar vapor. Espere um pouco, desligue e passe um pano limpo por dentro. A mistura amolece respingos secos e deixa cheiro agradável.
-
Dar brilho em talheres e utensílios de inox
Faça uma mistura de suco de limão com um pouco de água e mergulhe rapidamente os talheres limpos. Enxágue e seque com pano macio. O limão ajuda a remover manchas de água e devolve o brilho. Não deixe de molho por muito tempo para não danificar o metal.
-
Neutralizar odores do ralo
Esprema um limão inteiro no ralo da pia, jogue as cascas e despeje água quente por cima. O ácido e o calor ajudam a soltar gordura acumulada e a suavizar o cheiro forte. Repita uma vez por semana como manutenção, sempre com cuidado para não danificar encanamentos antigos.
Parcerias
Destaques
- RESUMO 2025...
- PADRE JOSELITO GOMES...
- SELEÇÕES E CONCURS...
- OPORTUNIDADE DE EMPR...
- NOTA DE RETORNO DO B...
- NOTA DO BLOG DO MATU...
- UM FORTE TERREMOTO A...
- FELIZ DIA DOS PAIS, ...
- 1 APOSTADOR GANHOU N...
- CONFIRA O RESULTADO ...
- TRAGÉDIA NA BR-232 ...
- COM R$ 30 MIL EM PR...
- PREFEITURA DE GRAVAT...
- CHÃ GRANDE AVANÇA ...
- 35 ANOS DE HISTÓRIA...
- CONTOS DE LUIZ GONZA...
- CONVITE DO SANTUÁRI...
- VIVIANE FACUNDES E W...
- PREFEITURA DE GRAVAT...
- RECEBEMOS COM PROFUN...
- CONSELHO NACIONAL DE...
- PORTARIA CONVOCA APR...
- DIVULGADA LISTA DE A...
- HOMEM QUE FOI ENCONT...
- HOMEM SEM IDENTIFICA...
- SUPERMERCADO É COND...
- TRIBUNAL SUPERIOR EL...
- CAMPEONATO CHÃ-GRAN...
- MEGA SENA ACUMULA E ...
- NESTE DOMINGO (02), ...























