GRAVATÁ ADOTA SISTEMA INTELICITY PARA MONITORAMENTO DE PAVIMENTAÇÃO E ILUMINAÇÃO
domingo, 29 de setembro de 2024
Cidade se torna pioneira no interior de Pernambuco ao implantar tecnologia inovadora para manutenção urbana
A cidade de Gravatá deu um importante passo na modernização de sua infraestrutura urbana ao adotar, em setembro de 2024, o sistema Intelicity para monitoramento de pavimentação e iluminação pública. A tecnologia foi instalada em 10 veículos, dos quais dois são da frota municipal e oito pertencentes a taxistas locais. Com essa iniciativa, o município se torna pioneiro no interior de Pernambuco e o segundo do estado, após Recife, a utilizar essa ferramenta.
O sistema Intelicity é composto por um conjunto de sensores e câmeras que possibilitam a análise detalhada da qualidade da pavimentação e da iluminação das vias. Sensores instalados nas rodas dos veículos monitoram a condição do asfalto, com a identificação de problemas como buracos e irregularidades, enquanto uma câmera acoplada ao para-brisa registra a sinalização e possíveis avarias. Além disso, um sensor no teto do carro mede a intensidade e uniformidade da iluminação pública, o que possibilita a detecção de lâmpadas queimadas e trechos com baixa luminosidade.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Gravatá espera, com a implantação do sistema, otimizar a identificação de problemas e acelerar o processo de manutenção. A iniciativa coloca Gravatá na vanguarda do uso de tecnologias inteligentes para gestão urbana, num esforço pela melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes e visitantes.
Beatriz Rodrigues, engenheira civil da Intelicity, explica o funcionamento do sistema. ”O sensor inercial instalado na roda dos veículos mede a trepidação nas vias, com isso é possível analisar a qualidade da pavimentação e no mapa isso é transformado em cores, que vão do verde ao vermelho, sendo o verde o pavimento em ótima qualidade e o vermelho o de qualidade péssima. O sensor de imagem, que é uma câmera treinada por inteligência artificial, identifica a presença de elementos como buracos, bueiros irregulares, sinalizações e auxilia na identificação dos problemas. No teto dos veículos há outro sensor que mede a qualidade da iluminação com a média, uniforme e até trechos que tenham baixa iluminação. Com isso o município recebe os dados processados e consegue identificar os locais e os problemas a serem sanados.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Anderson Souza (SECOM)
Parcerias
Destaques
- MEGA SENA ACUMULA E ...
- CONFIRA O RESULTADO ...
- INEP DISPONIBILIZA C...
- QUAEST NO RECIFE: JO...
- DATAS COMEMORATIVAS ...
- EM DEBATE, SANDRO AD...
- ELEIÇÕES 2024: ELE...
- 12ª EDIÇÃO DO TAR...
- RICARDO MALTA, RAFAE...
- GRAVATÁ ADOTA SISTE...
- CONVOCAÇÃO DA SELE...
- GUILHERME UCHOA JÚN...
- CANDIDATA A VEREADOR...
- ROBERTO CARLOS É A ...
- PF CUMPRE 140 MANDAD...
- DIRIGÍVEL PERDEU O ...
- PESQUISA ELEITORAL D...
- ESTÃO ABERTAS INSCR...
- ENCONTRO ELAS COM EL...
- SANDRO ADVOGADO SEGU...
- LÉO POVÃO E NADO E...
- EM CHÃ GRANDE, DIOG...
- HOMEM FOI PRESO EM F...
- MENINA DE 6 ANOS MOR...
- CANDIDATO E REELEIÇ...
- 3 PESSOAS FORAM ASSA...
- UM MULHER É SUSPEIT...
- PAI E FILHO DE CHÃ ...
- DOE UM BRINQUEDO E F...
- INFORMAÇÃO DA "CB ...