REGIÃO AGRESTE DE GRAVATÁ ENFRENTA ESTIAGEM SEVERA E CLAMA POR APOIO PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA

terça, 16 de abril de 2024

REGIÃO AGRESTE DE GRAVATÁ ENFRENTA ESTIAGEM SEVERA E CLAMA POR APOIO PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA 

O abastecimento de água acontece por meio de carros-pipa que se torna vital em comunidades afetadas pela falta de chuvas

REGIÃO AGRESTE DE GRAVATÁ ENFRENTA ESTIAGEM SEVERA E CLAMA POR APOIO PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA 

A região agreste do município de Gravatá, localizada no estado de Pernambuco, enfrenta um período longo de estiagem, que traz preocupações sobre o abastecimento de água. Com poucas reservas naturais e os poços secando, comunidades inteiras estão dependendo de medidas emergenciais para garantir acesso à água potável, com o carro-pipa emergindo como uma fonte de abastecimento.

 

Gravatá, conhecida por sua beleza natural e clima ameno, agora testemunha uma situação crítica devido à ausência prolongada de chuvas. Nas áreas mais afetadas, como as localizadas no agreste do município, onde o bioma predominante é a caatinga, a população enfrenta dificuldades diárias para obter água, fundamental para as necessidades básicas de consumo e higiene.

 

Essa região da zona rural, no lado norte do município, sofre com o fenômeno da estiagem e, ao passar dos anos, as alterações pluviométricas são mínimas naquela região e, apesar de ocorrer o acúmulo de água em algumas regiões, a mesma é imprópria para consumo humano, servindo apenas para a agricultura. Realidade diferente da zona rural, lado sul, onde o bioma é brejo de altitude.

 

O carro-pipa tem sido a principal fonte de água para muitas famílias, porém, é insuficiente para atender à demanda crescente. Enquanto isso, os moradores das áreas afetadas clamam por soluções para evitar que a situação se repita no futuro.

 

Diante desse cenário desafiador, a intervenção do Governo Federal se torna essencial. O apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional é crucial para fornecer recursos e coordenar esforços de abastecimento de água nas comunidades afetadas.

 

A estiagem severa na região agreste de Gravatá representa um desafio significativo para a população local, por esse motivo, foi publicado pela Prefeitura de Gravatá, no último dia 27, o Decreto nº 11/2024, que decreta Situação de Emergência Hídrica por estiagem. O documento cita as comunidades rurais que mais sofrem com essa escassez de chuvas, que totaliza uma população de aproximadamente 10 mil pessoas, nas localidades do Distrito de Russinha que abrange os sítios: Ladrilho, Russinhas, Cascavel, Casa Nova I, II e III, Maria Isabel, Lagoa do Costa, Lagoa queimada e Maravilha; no Distrito de Avencas foram atingidas as localidades: Cotunguba, Cajá, Caetano, Varzea Grande, Telha Branca, Avencas de baixo, Avencas de Cima, Logradouro, Zezinho e Tarrafas; Nas demais localidades foram atingidas desde os Sitios Caruá, Valentim, Esquerdo, Tanques, Tanque do Vieira, Craibas, Nicácio, Floresta, Loteamento Santa Helena, Alto Grande, Pitombeira, Angico e Assetamento Nossa Senhora das Graças.

 

Atualmente 837 cisternas são atendidas pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e 100 cisternas comunitárias atendidas pela Operação Carro-pipa do Governo Federal, supervisionadas pela Defesa Civil do Município que atende 3132 pessoas na região afetada.

 

Fonte: Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Gravatá 

Desenvolvido por Fábio Belo