DEFESA CIVIL DE CHÃ GRANDE PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO ESTADUAL COM FOCO NO INVERNO

quarta, 10 de abril de 2024

DEF

Objetivo da formação foi trabalhar a questão da quadra chuvosa, que já se aproxima

 

A Defesa Civil de Chã Grande esteve representada na reunião estadual do órgão, realizada nesta terça-feira (9), em Vitória de Santo Antão, através de seu coordenador municipal, Alves Santos. O encontro contou com a participação de representantes das cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), da Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco, com foco na quadra chuvosa.

 

Durante a reunião, que contou com a fala do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, dando as boas vindas aos participantes, e do Coronel BM Clóvis Ramalho, secretário estadual da Defesa Civil, foram debatidas as questões climáticas do período conhecido como quadra chuvosa, que engloba os meses de abril, maio, junho e julho, nas estações do outono e inverno, além de sistemas de alerta.

 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que monitora a situação das chuvas em Pernambuco, também esteve presente. Coube a Edvania Pereira, metereologista da instituição, apresentar aos participantes a situação prevista para os próximos meses nas quatro regiões do Estado.

 

Os participantes ainda puderam acompanhar uma palestra acerca do sistema de alerta utilizado em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Izabel Cristina, da Defesa Civil daquela cidade, apresentou o sistema que conta com ferramentas de gestão de risco.

 

A Defesa Civil de Chã Grande vem intensificando nos últimos dias as visitas por áreas de risco da cidade. O objetivo, segundo o órgão, é identificar possíveis situações antes da chegada do período mais chuvoso. O trabalho vem recebendo também orientações da Defesa Civil de Pernambuco, que esteve em visitas na cidade, acompanhando o órgão local, vistoriando essas áreas de risco.

Desenvolvido por Fábio Belo