INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE GRAVATÁ (ASEAG)

sábado, 13 de abril de 2019

inf

"A Importância dos Arquitetos"

arq

        Há alguns anos atrás quando ainda estava na faculdade de Arquitetura, vi que a cidade do Recife estava ganhando um novo marco, o Museu Cais do Sertão. Não perdi tempo e aproveitei uma rápida viagem que estava fazendo à capital e fui logo conhecer o edifício do qual tanto se falava em revistas e sites da área.

 

        Para quem não conhece, o museu foi elaborado a partir de uma reforma a um dos antigos galpões que ficam próximos do Marco Zero. Os arquitetos autores do projeto deram um novo conceito ao lugar, transformando em um local repleto de cultura e que virou cartão postal da cidade.

 

        A visita ao museu me fez refletir sobre a importância de se ter um arquiteto próximo à obra, como ele consegue valorizar os espaços e transformando-os em palco para novas histórias. Por exemplo, no Cais do Sertão onde antes era um lugar que poucos notavam, virou o centro das atenções na região após passar pelas mãos dos arquitetos (e de outros profissionais da construção, claro).

 

        Não faz muito tempo, a casa era vista como "máquina de morar", que devia atender apenas as necessidades básicas da moradia. Essa ideia prática e superficial se espalhou de forma fácil pelo mundo, e que por vários anos a maioria das pessoas passou a pensar os lugares apenas de forma racional. Mas eu levo o leitor a refletir: será que onde nós moramos deve ser apenas uma morada e não nosso lar?

 

        Nós arquitetos também acreditamos que não, que onde vivemos deve refletir as nossas vidas e ser de fato um lar. Somos motivados pela a alegria em saber que os espaços por nós projetados serão boas lembranças aos seus filhos, que cada detalhe bem planejado irá ajudar a alavancar as vendas do seu comércio ou auxiliar a valorizar o imóvel que você está construindo com as economias.

 

        Confiar seus planos a um arquiteto vai muito além de uma vaidade: é um investimento que se paga. Nós passamos anos estudando como agir para evitar gastos desnecessários e dores de cabeça com a obra, além de ser peça fundamental para que seu imóvel esteja de acordo com as leis construtivas da cidade.

 

        Todos temos a nossa melhor hora do dia. Para alguns é chegar em casa após um dia cansativo, para outros é poder levar a família em um lugar diferente como um restaurante ou museu. São nesses pequenos momentos de felicidade onde nós arquitetos entramos como seu principal aliado, cuidando e planejando para que os lugares sejam únicos como as suas necessidades.

 

Ana Clara Carvalho, (Arquiteta).

 

ASEAG

Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Gravatá. Sempre fomentando na área técnica colaboração com o poder público e promovendo cidadania.

 

PRESIDENTE: ÊNIO CÉSAR ARAÚJO
VICE PRESIDENTE: VITAL MEDEIROS

 

"PARCEIROS DA ASEAG"

cont aseag 4

aseag 5 aseag 8

aseag 55 aseag 56

aseag 67 aseag 66

  

Desenvolvido por Fábio Belo