ELEIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR ACONTECE EM TODO O BRASIL NESTE DOMINGO (06)

sábado, 05 de outubro de 2019

eleicao

O Brasil mal saiu de umas conturbadas Eleições Gerais para Presidente da República e para Governadores e Deputados, e já vive neste Ano outra Campanha Eleitoral igualmente Polarizada.

 

Neste Domingo, 06 de Outubro, de 8h às 17h, Eleitores a partir de 16 Anos com Título de Eleitor e em Situação Regular com a Justiça Eleitoral poderão escolher até 5 Candidatos do Conselho.

 

A lei que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que a escolha de novos Conselheiros, que possuem Mandato de 4 Anos, devem acontecer simultaneamente em todos os Municípios do País um Ano depois do Comício Presidencial.

 

As Eleições são abertas a todos os Eleitores, mas o Voto não é Obrigatório.

 

Os interessados em Votar precisam ter mais de 16 Anos e estar regularizado com a Justiça Eleitoral, além de Cadastrados nos Tribunais Regionais Eleitorais até 14 de Junho deste Ano.

 

Caso decida exercer seu direito, o Eleitor deverá apresentar Título de Eleitor e Documento de Identidade Original com Foto.

 

Cada Eleitor pode votar em até 5 Candidatos para o Conselho.

 

Para ser Candidato basta ter reconhecida a Idoneidade Moral, ter mais de 21 Anos e Residir na Cidade que vai atuar.

 

Há Prefeituras que Aplicam Provas de Redação, Português e Matemática antes da Votação, com o objetivo de pré-selecionar os Candidatos.

 

Outras Administrações exigem experiência na Área de Serviços Sociais, tempo Mínimo de Moradia na Cidade ou Escolaridade Mínima.

Desenvolvido por Fábio Belo