Publicidade

central central central Zap zap Governo de Pernambuco Governo de Prenambuco Agreste Chã Grande Chã Grande Camara Fik Saude Unopar Gravatá Jumper Clarimagem Otica Brasil Gravatá Nobre Men MERKADÃO SOUZA EM GRAVATÁ Galeria Ortobom Gravatá patricia útilidades A bodega Turismo Viacão Soares Sicoob zz isanet Hotel Portal de Gravatá Otica Alpha Boteco Grego em Gravata alexandre rabelo A J SANTOS Restaurante Cuzeiro da Serra de Gravatá Emporio do Churrasco de Gravatá Contabilidade1s Amarcone Bezerra Tudo do Mar em Gravatá Feijoada do Matuto 2016 Feijoada do Matuto 2017 ANUNCIE SUA EMPRESA PARA VENDER MAIS
Ligue para Matuto: 81.9918.9456 ou blogdomatuto@live.com

NESTE DOMINGO (3), VEREMOS MAIS UMA VEZ A SUPER LUA

Dom, 03 de dezembro de 2017

noticia lua cheia

Neste Domingo, 3 de dezembro, a lua cheia estará em seu ponto mais próximo da Terra. Significa que estará maior e bem mais brilhante. É a chamada Super Lua. Para os que quiserem apreciar nosso satélite natural, o Observatório da Sé, em Olinda, terá uma programação especial, com seresta e observação em telescópios.


A equipe do projeto “Desvendando o Céu Austral”, da UFRPE, se junta ao grupo do Observatório da Sé. Significa que haverá outros dois telescópios disponíveis para observação. “Além de observar, o visitante também pode levar um registro fotográfico da Lua”, afirma Cleiton Batista, da Coordenação do Observatório da Sé.


Em média, a distância Terra-Lua é de 382.900 quilômetros. Com a Lua no perigeu, ponto mais próximo da Terra, ela parece estar 7% maior e fica 30% mais brilhante. O ápice do perigeu será na madrugada do dia 4, às 5:43h. O Observatório estará aberto das 16 às 21h.


A Super Lua também influencia nas marés. Nas fases cheia e nova, as forças gravitacionais da Lua e do Sol se combinam para puxar a água do oceano na mesma direção. Em uma Super Lua Cheia, essas forças são maiores. Significa marés ainda mais altas e mais baixas, com gradientes que chegam a ser cinco centímetros superiores.


Para observar a Lua a olho nu, o melhor momento é logo após seu nascimento, quando ela está pouco acima do horizonte e parece estar ainda maior e mais brilhante.

 

ESTES ACREDITAM NO CRESCIMENTO DE 
GRAVATÁ E CHÃ GRANDE
  

 

2 farmacia 1c farmagreste granja sao pedro 2 clarimagem logo 2 nobre men em gravata 

 

Informações da Redação: “CNG” Central de Notícias de Gravatá (1060-17) 5

 

Para: www.blogdomatuto.com.br

 

Matuto “O Repórter do Povo"

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.


Desenvolvido por Experts Zone