INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE GRAVATÁ (ASEAG), SOBRE “ENGENHEIRO CIVIL”

segunda, 22 de abril de 2019

inf

“POR QUE CONTRATAR UM

ENGENHEIRO CIVIL”

eng 

Contratar um engenheiro civil para gerenciar uma construção é considerado uma boa idéia, mas ainda deve existir uma dúvida planando na sua cabeça: quanto custa contratar um engenheiro civil? Afinal, uma edificação já demanda um bom investimento, e ainda ter um profissional especializado para lhe ajudar nessa tarefa pode sair mais caro do que você imaginava, certo? Errado! Ter um engenheiro civil lhe ajudando neste ofício custa menos do que você imagina!

Pois bem, vou te apresentar alguns fatos que te farão mudar de idéia em relação a contratar este profissional para sua obra.

Primordialmente, a segurança e o conforto são requisitos indispensáveis em qualquer edificação. Um imóvel bem projetado garante uma estrutura confiável não só para você e sua família, e/ou o seu negócio, mas também para toda a sociedade.

Você irá reduzir os custos, pois o trabalho deste profissional resultará desde a escolha de materiais de qualidade, gerenciamento de mão de obra, cumprimento de prazo e revisão de especificações técnicas. Desta forma, o engenheiro evita que obras sejam paralisadas ou reiniciadas por erros técnicos, além de sempre visar o melhor custo benefício sem interferir na segurança e conforto.

O engenheiro é o responsável legal, por meio da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), pela execução da obra, respondendo, inclusive, a penalidades.

Do mesmo modo, é de seu discernimento a responsabilidade pela concepção, desenvolvimento, dimensionamento, aprimoramento e execução dos processos e produtos referentes a construção civil. O planejamento, a organização e a supervisão da obra, com o objetivo de prever e prevenir eventuais acidentes também são requisitos obtidos por estes profissionais.

A edificação será organizada, uma vez que este especialista atuará desde o planejamento, elaboração e cumprimento do cronograma até a divisão de tarefas.

Haverá um gerenciamento dos trabalhadores que atuam no projeto, os fornecedores, o controle de custos e, principalmente, a execução correta da obra e dos processos.

A solução dos seus problemas será dada por um engenheiro sim! Ele dará vida e forma às necessidades de sua obra, produto ou processo, gerando soluções com eficiência.

E por fim, no Brasil é proibido por lei reformar ou construir sem o acompanhamento de um profissional habilitado que vai se responsabilizar pela obra. Construir ou reformar dentro da legalidade vai evitar problemas com a prefeitura e a desvalorização do seu imóvel, além disso, garante a segurança de toda sociedade.

 

Raíza Bezerra (Engenheira Civil Geotécnica)

 

asea

Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Gravatá. Sempre fomentando na área técnica colaboração com o poder público e promovendo cidadania.

 

PRESIDENTE: ÊNIO CÉSAR ARAÚJO
VICE PRESIDENTE: VITAL MEDEIROS

 

"PARCEIROS DA ASEAG"

cont aseag 4

aseag 5 aseag 8

aseag 55 aseag 56

aseag 67 aseag 66

ase 66 as

Desenvolvido por Fábio Belo