CENTROS DE INVESTIGAÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS RARAS SÃO INAUGURADOS EM PERNAMBUCO

quinta, 15 de novembro de 2018

noticia centro 15

Foram implantados, nesta quarta-feira (14), dois centros especializados em doenças raras na capital pernambucana. Os equipamentos de saúde atenderão no Hospital Maria Lucinda, no Derby, e no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos. Em todo estado, serão os únicos a oferecer um tratamento com todo suporte necessário. A implantação está sendo feita por meio de convênio entre o Governo de Pernambuco, do Hospital Maria Lucinda e Imip. Atendimentos serão custeados integralmente pelo tesouro estadual.



Desde 2012, funciona integrado ao Imip o Centro de Tratamento de Erros Inatos do Metabolismo (Cetreim), responsável, até então, por cuidar da grande demanda de doenças não-convencionais. De acordo com a assessoria, existem outras unidades espalhadas pelo estado preparadas para dar um suporte inicial.


Com a implantação dos dois Centros de Doenças Raras (CDR), o estado recebe um reforço."Pacientes com doenças raras precisam ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar, de diagnóstico e exames que possam confirmar o quadro, bem como a realização do Projeto Singular Terapêutico (PST) a partir das necessidades de cada indivíduo", explicou o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

 

Para lidar otimizar o atendimento, um protocolo foi criado para orientar os profissionais de saúde e os municípios sobre as doenças que serão tratadas nos CDRs. A partir da indicação de um especialista, o município de origem do paciente fará a marcação da consulta por meio da Regulação Ambulatorial do Estado. Os pacientes encaminhados passarão por triagem nos Centros, onde serão avaliados pela equipe. Se houver a suspeita de alguma doença rara, é iniciado o acompanhamento para investigação e diagnóstico.

 

ESTES ACREDITAM E INVESTEM EM SUA MARCA, E TAMBÉM ACREDITA NO NOSSO TRABALHO

 

1 a apoio farmacia nossa senhora

 

2 taxi emanuel novo

 

1 a apoio soares

 

1 a apoio siprog

 

1 a apoio cantinho da paz

 

 

 

Redação:“CNM” Central de Notícias do Matuto (0954-18)5

 

Para: www.blogdomatuto.com.br

 

Reportagem: Matuto “O Repórter do Povo"

Desenvolvido por Fábio Belo