Publicidade

central central central Zap zap Governo de Pernambuco Governo de Prenambuco Agreste Chã Grande Chã Grande Camara Fik Saude Unopar Gravatá Jumper Clarimagem Otica Brasil Gravatá Nobre Men MERKADÃO SOUZA EM GRAVATÁ Galeria Ortobom Gravatá patricia útilidades A bodega Turismo Viacão Soares Sicoob zz isanet Hotel Portal de Gravatá Otica Alpha Boteco Grego em Gravata alexandre rabelo A J SANTOS Restaurante Cuzeiro da Serra de Gravatá Emporio do Churrasco de Gravatá Contabilidade1s Amarcone Bezerra Tudo do Mar em Gravatá Feijoada do Matuto 2016 Feijoada do Matuto 2017 ANUNCIE SUA EMPRESA PARA VENDER MAIS
Ligue para Matuto: 81.9918.9456 ou blogdomatuto@live.com

CONVITE ESPECIAL PARA VOCÊ NESTA QUINTA (12)

Qua, 11 de outubro de 2017

convi 1110

CONHEÇA A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, A PADROEIRA DO BRASIL


O Brasil é considerado o maior país católico do mundo. Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas em 2013, apontam que há mais de 123 milhões brasileiros seguidores desta religião, número que representa mais de 60% da população. Entre os santos do catolicismo, se destaca Nossa Senhora Aparecida, que tem seu dia celebrado neste domingo, dia 12 de outubro.

 

A história da Nossa Senhora de Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, começou em 1717, quando três pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo. A época não estava boa para pesca, até que na rede apareceu, separadamente, a cabeça e o corpo da estátua de Imaculada da Conceição, mãe de Jesus.

 

A partir daí, peixes surgiram em abundância. Este é tido como o primeiro milagre da Padroeira. Em seguida, o povo nomeou a imagem como Aparecida para indicar as circunstâncias misteriosas de seu achado.

Em 1745, a primeira capela dedicada à Nossa Senhora da Aparecida foi aberta para visitação. Anos depois, em 1834, construíram uma igreja maior. Já em 1930, a Santa foi proclamada pelo papa Pio XI como Rainha do Brasil e Padroeira Oficial do País.

 

 

Imagem da santa, na paróquia da Avenida Afonso Pena, é admirada por devoto

Popularidade

 

O parde Carlos Miranda, da Igreja Nossa Senhora da Lapa, de Cubatão, entende que a popularização da santa no Brasil ocorre, entre outros motivos, pela mensagem que ela passa aos fieis.

 

"A história diz que Nossa Senhora Aparecida não pronuncia uma palavra. É tudo muito discreto e faz lembrar Maria (mãe de Jesus). A imagem dela retirada do rio tem uma cor enegrecida, que simboliza os irmãos escravos da época e mostra que, para Deus, somos todos iguais. Não há distinção", diz o paroco.

Para destacar ainda mais sua presença no País, o padre recomenda a leitura da obra do jornalista Rodrigo Alvarez, denonimada Aparecida - A biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil. "Eu ainda não acabei de ler, mas tem um trecho que gosto muito que diz que Nossa Senhora Aparecida se tornou um símbolo nacional antes do samba e do futebol", dimensiona.

 

Milagres mais conhecidos

 

Alguns milagres são associados à Nossa Senhora Aparecida. Um deles teria ocorrido na década de 1730, quando duas velas que iluminavam uma imagem da santa se apagaram e, logo depois, se acenderam sem que ninguém as tocasse.

 

Por volta de 1850, há informações de que, ao passar por uma igreja com a imagem da Padroeira, um escravo preso a correntes pediu para rezar. No momento em que orava, elas se soltaram sozinhas.

 

Outra graça que teria sido alcançada ocorreu em 1874. Uma mãe caminhava às margens do Rio Paraíba com a filha, cega de nascença. Quando estavam próximas à Basilica Velha, a menina comentou: "Mãe, como é linda esta igreja". Daquele momento em diante, a jovem passou a enxergar.

 

Características

 

A imagem da Padroeira se caracteriza pela cor terracota, um sorriso nos lábios, porte empinado para trás, flores nos cabelos, e broche de três pérolas.  Ela foi moldada com argila pelo monge benedito Frei Agostinho de Jesus, com cerca de 4 kg e altura de 40 cm (com a coroa).

Desenvolvido por Experts Zone